Prazo para declarar imposto de renda termina nesta sexta

Os mais de 18 milhões de contribuintes brasileiros que já enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR) à Receita Federal podem respirar al...

Os mais de 18 milhões de contribuintes brasileiros que já enviaram a declaração do Imposto de Renda (IR) à Receita Federal podem respirar aliviados, se algum erro escapou e seguiu para a análise do Leão: ainda é possível incluir informações ou corrigir falhas.

Até amanhã, fim do prazo para entregar o formulário, as retificações podem ser feitas quantas vezes for preciso e, segundo tributaristas, é o prazo ideal para acertar as contas com a Receita. A partir de 1º de maio, em tese, começam as fiscalizações e qualquer correção poderia ser feita somente antes de algum procedimento fiscal ser aberto.

Em Minas, segundo dados da Receita Federal, 30% dos contribuintes ainda não haviam enviando a declaração do IR até as 16h de ontem, frente a 1,6 milhão de mineiros que já prestaram as contas com o Leão. No país, o número de declarações passava dos 18,1 milhões, o que corresponde a 75% do total de formulários.

Por hora, a média de recebimento era de 57 mil declarações. A dica, tanto da Receita quanto de tributaristas, é não deixar para a última hora, ou melhor, para o último dia, pois os contribuintes podem enfrentar dificuldades, como lentidão, nas transmissões.

Outro conselho é evitar erros que podem levar o contribuinte para a temível malha fina. Segundo a diretora da Fharos Assessoria Empresarial, Dora Ramos, em 2009, cerca de 1 milhão de brasileiros caíram na revisão mais rigorosa – número bem superior ao de 2008 ( 361 mil).

Publicado em:29/04/10

Related

Geral 5522004220918465736

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item