Ex-pároco da igreja Santo Antonio confessa ter se envolvido com assassino de dentista Jornal da Manhã: Sai a primeira manifestação da Igre...

Padre AléciioEx-pároco da igreja Santo Antonio confessa ter se envolvido com assassino de dentista

Jornal da Manhã: Sai a primeira manifestação da Igreja Católica em Uberaba motivada por sentença judicial onde um padre da arquidiocese foi duramente recriminado pelo juiz que sentenciou no processo de crime de latrocínio, tendo como vítima o dentista uberabense Osvaldo Machado Magnino, crime ocorrido em novembro de 2008.

Ontem foi divulgada nota da Arquidiocese de Uberaba, assinada pelo arcebispo metropolitano dom Aloísio Roque Oppermann, anunciando que tomará providência concreta em relação ao padre Alécio Donizete Freire (foto). Entretanto, a autoridade máxima da Igreja Católica no município ainda depende da localização do sacerdote para oficialização de comunicado direto, ou seja, a notificação quanto ao procedimento a ser instaurado. Conforme consta na nota, o padre Alécio encontra-se fora de Uberaba, sem que fosse possível nem mesmo o contato por telefone.

Só após a citação do mesmo a Arquidiocese de Uberaba dará sua posição sobre o caso, como o arcebispo deixa claro no texto oficial. Acrescenta que “a citação da pessoa envolvida está previsto no Código de Direito Canônico”, ou seja, a lei que rege a vida da Igreja Católica, garantindo ainda que o sacerdote terá amplo direito de defesa a partir do momento em que for formalizada sua citação.

Histórico. Conforme consta na sentença do juiz Ricardo Cavalcante Motta, publicada no dia 4 deste mês, o padre Alécio teria mentindo perante aquela autoridade na tentativa de livrar de condenação rapaz do qual declarou ser seu amante. Enquanto provas processuais incriminavam o réu João Paulo Ribeiro, 20 anos, condenado a vinte anos de reclusão por seu envolvimento no latrocínio que o mesmo teria praticado em companhia de Kayo Rodrigo de Jesus, o padre criou um álibi para o jovem.

Conforme o sacerdote Alécio Freire, na noite do crime ele dormia com seu amante, garantindo que o mesmo tenha deixado o quarto até a manhã seguinte. Aliás, quando da prisão de João Paulo, o rapaz foi localizado pela polícia na residência do então pároco da Igreja São José, na rua Conquista, conforme foi divulgado na época dos fatos pela coluna Evidências (edição de 02/12/2008).

Resumo. A exemplo de Kayo, também condenado a 20 anos de reclusão, o réu João Paulo Ribeiro continua na Penitenciária de Uberaba. No processo em que foram condenados como tendo sequestrado, torturado e matado o dentista Magnino (54 anos) para sacar dinheiro do mesmo, o juiz Motta lhes negou o direito de recorrer em liberdade.

Em 2000 o Padre Alécio coordenou os trabalhos na Igreja Santo Antonio em Frutal. Daqui ele foi transferido para Uberaba.

Related

Polícia 3510197380384139111

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item