Cassiano Ricardo / iNotícia Funcionários da Copapi ouvem explanação do advogado da empresa Copapi de...


Copapi demite todos os funcionários; não há dinheiro para pagar ninguém
Todos os 284 funcionários da Copapi foram demitidos na tarde desta sexta-feira, dia 31/10, após reunião com um advogado representando da cooperativa, realizada no Itapagipe Clube. Nenhum ex-empregado irá receber nada da empresa, nem mesmo o salário referente a outubro, que vence no próximo dia 5.
A esperança dos funcionários agora é conseguir homologar as rescisões junto à Delegacia Regional do Ministério do Trabalho de Uberaba, mesmo sem receber seus direitos trabalhistas nem a Copapi pagar a multa de 40% referente ao FGTS para sacarem o fundo e também receberem Seguro Desemprego.
Caso a homologação não seja possível de imediato, boa parte dos agora desempregados já entrou em contato com um advogado especialista
Revolta
Durante a reunião, o clima entre os trabalhadores era de revolta. Muitos usaram a palavra para demonstrar a insatisfação com a diretoria da Copapi. Para os funcionários, faltou transparência nas ações dos diretores.
“Eles já sabiam que cooperativa ia mal, sabiam que a coisa era séria mas nunca deu satisfações a ninguém, nem para os cooperados, nem para nós funcionários”, reclamou um deles. “Se eles correm até dos cooperados, para nós é que eles não vão dar satisfação mesmo”, respondeu outro.
Mas, com o andar da reunião e as explanações do advogado da empresa, as esperanças foram se esvaindo e, no final, todos assinaram o acordo para demissão em massa.
‘Voluntários’
Apesar de terem a confirmação por parte da Copapi de que não receberão o salário de outubro e já estarem oficialmente demitidos, alguns funcionários ainda irão continuar trabalhando na cooperativa, numa espécie de trabalho voluntário.
Postar um comentário