Cassiano Ricardo / iNotícia Funcionários da Copapi ouvem explanação do advogado da empresa Copapi de...

Cassiano Ricardo / iNotícia
Funcionários da Copapi ouvem explanação do advogado da empresa

Copapi demite todos os funcionários; não há dinheiro para pagar ninguém

Todos os 284 funcionários da Copapi foram demitidos na tarde desta sexta-feira, dia 31/10, após reunião com um advogado representando da cooperativa, realizada no Itapagipe Clube. Nenhum ex-empregado irá receber nada da empresa, nem mesmo o salário referente a outubro, que vence no próximo dia 5.

A esperança dos funcionários agora é conseguir homologar as rescisões junto à Delegacia Regional do Ministério do Trabalho de Uberaba, mesmo sem receber seus direitos trabalhistas nem a Copapi pagar a multa de 40% referente ao FGTS para sacarem o fundo e também receberem Seguro Desemprego.

Caso a homologação não seja possível de imediato, boa parte dos agora desempregados já entrou em contato com um advogado especialista em Direito Trabalhista para, se for o caso, acionarem a Justiça.

Revolta

Durante a reunião, o clima entre os trabalhadores era de revolta. Muitos usaram a palavra para demonstrar a insatisfação com a diretoria da Copapi. Para os funcionários, faltou transparência nas ações dos diretores.

“Eles já sabiam que cooperativa ia mal, sabiam que a coisa era séria mas nunca deu satisfações a ninguém, nem para os cooperados, nem para nós funcionários”, reclamou um deles. “Se eles correm até dos cooperados, para nós é que eles não vão dar satisfação mesmo”, respondeu outro.

Bastante criticada também foi o fato de nenhum diretor comparecer à reunião para falar com os empregados. “Eles não tiveram coragem de vir aqui, mandaram um advogado de São Paulo falar por eles; coloca isso aí jornalista”, pediu um homem ao nosso editor.

Durante a reunião alguns funcionários ainda demonstravam esperança de que, se trocassem os diretores, haveria a possibilidade de a Copapi “renascer”. Segundo eles, após a assembléia que foi marcada pela terceira vez, agora para o dia 10 de novembro, uma solução poderia aparecer. “Quem nos garante que após a assembléia do dia 10 não troque esses diretores e a cooperativa seja reerguida?”, questionaram os que ainda relutavam em aceitar a demissão.

Mas, com o andar da reunião e as explanações do advogado da empresa, as esperanças foram se esvaindo e, no final, todos assinaram o acordo para demissão em massa.

‘Voluntários’

Apesar de terem a confirmação por parte da Copapi de que não receberão o salário de outubro e já estarem oficialmente demitidos, alguns funcionários ainda irão continuar trabalhando na cooperativa, numa espécie de trabalho voluntário.

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item