Itapagipe: 143 notificações, 3 suspeitos e 4 casos de gripe suína

Cassiano Ricardo/Inoticia.com.br Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe elevaram para quatro os casos de Inf...


Cassiano Ricardo/Inoticia.com.br

Números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itapagipe elevaram para quatro os casos de Influenza A H1N1, popularmente chamada de “gripe suína”, na cidade. Até a última semana era apenas um caso, de uma mulher de 55 anos, que acabou morrendo, no dia 12 de setembro.

As três novas confirmações são referentes a quatro pacientes suspeitos que tiveram material coletado para exame no dia 18 de setembro. O resultado chegou na quinta-feira passada, dia 1/10. Tratam-se de uma criança de 2 anos e de dois adultos, o mais velho com 50 anos. Todos já se encontram curados.

Casos suspeitos
Nesta quarta-feira, 7/10, mais três pacientes com pelo menos quatro sintomas característicos da nova gripe tiveram material coletado para exame. Esses três casos suspeitos são em adultos, com idade entre 20 e 55 anos.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, nenhum apresenta complicações graves. “Apenas um deles está internado no Hospital Santo Antônio, os outros dois estão sendo tratados em casa mesmo”, contou Dilma Nunes Barbosa.

Notificações
Desde o surgimento do primeiro caso suspeito da nova gripe em Itapagipe, no começo de setembro, a cidade já notificou 143 casos da doença. Desse total, 45 notificações foram feitas nos dois últimos dias.

“Na segunda-feira [dia 5], nós tínhamos 118 notificações; hoje [quarta-feira, dia 7] de manhã já eram 143”, informou Dilma. “Pode ser que agora a tarde esse número já tenha aumentado”, ressaltou.

A Secretária de Saúde explicou a diferença entre notificações e casos suspeitos. Segundo ela, todos os casos de pacientes que apresentam até três sintomas de gripe, entre eles febre acima de 39 graus, dor de garganta e tosse, são notificados.

Para o caso ser considerado suspeito, além desses três sintomas, o paciente também deverá apresentar quadro de insuficiência respiratória. Nesse caso a Gerência Regional de Saúde envia técnicos para colher o material para exame.

Foi o que aconteceu com oito pacientes itapagipenses até agora. Desse total, um foi descartado, quatro confirmados – um deles veio óbito – e três ainda esperam o resultado do exame.

Situação preocupante
Para a secretária de Saúde, o número de casos em Itapagipe é preocupante, mas não chega a ser alarmante. “É claro que isso nos preocupa, mas não evidencia cancelar eventos nem suspender aulas”, ressalta.

“O que tem que ser feito é continuar com as ações preventivas de se evitar aglomerações em locais fechados, evitar contato com pessoas gripadas/resfriadas, lavar as mãos com freqüência, dispensar alunos ou trabalhadores com sintomas de gripe, que são as orientações que estamos dando desde o começo dos casos”, frisou Dilma.

Para os promotores de evento, a secretária de Saúde destacou ainda que está sendo solicitado a disponibilização de álcool gel nos locais das festas, além de alertas sonoros freqüentes com orientações sobre a doença.
Imagem Ilustrativa

Related

Saúde 2965855165470759151

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item