Gripe suína faz 1ª vítima fatal em Itapagipe; outros 4 casos são suspeitos   Cassiano Ricardo/Inoticia.com.br   A Gerência Regional de Sa...

Gripe suína faz 1ª vítima fatal em Itapagipe; outros 4 casos são suspeitos 

Cassiano Ricardo/Inoticia.com.br 
A Gerência Regional de Saúde GRS de Uberaba, da qual Itapagipe faz parte, confirmou na manhã desta quinta-feira, 17/09, que a paciente itapagipense morta no último sábado, 12, foi mesmo vítima da Influenza A H1N1, a popular “gripe suína”. O resultado do exame que confirmou o diagnóstico saiu ontem, mas foi divulgado apenas nesta manhã.
Além da nova gripe, os médicos também suspeitavam de leptospirose ou hantavirose como possíveis causas da morte da mulher de 55 anos. A dona de casa foi hospitalizada em Itapagipe no dia 1 de setembro. No dia seguinte foi transferida para Uberaba, onde faleceu dez dias depois.


O resultado do exame positivo para o H1N1 provocou uma reunião extraordinária de emergência do Comitê de Enfrentamento à Influenza A de Itapagipe. O objetivo era traçar metas para impedir a disseminação do vírus no município e ainda evitar o “pânico” entre a população.


De acordo com a Secretaria de Saúde, não há motivos para alarde e as medidas de prevenção continuarão sendo tomadas, como a orientação em escolas e empresas para a liberação de alunos e funcionários que apresentarem sintomas de gripe. “Essas pessoas devem ficar afastadas do contato público durante o período de disseminação do vírus”, explico Dilma Nunes Barbosa, secretária municipal de Saúde.


Em entrevista por telefone ao iNotícia a chefe da Vigilância Epidemiológica da GRS de Uberaba, Mirley Azambuja, reforçou que não há motivo para pânico. “As pessoas devem continuar tendo os cuidados já orientados anteriormente de evitar lugares fechados com aglomeração de pessoas e, sempre que apresentar sintomas de gripe, febre, tosse, procurar um médico”, ressaltou.


Casos suspeitos
Mirley confirmou a existência de quatro novos casos suspeitos em Itapagipe. Ela não quis detalhar informações sobre os pacientes. Disse apenas que são de ambos os sexos e com idades que variam entre 2 e 50 anos. Segundo apurou o iNotícia, nenhum desses novos casos tem ligação com a mulher que morreu.


Uma equipe da GRS esta sendo encaminhada para Itapagipe para fazer a coleta de material para a realização do exame que comprovará o diagnóstico. Eles devem fazer esse trabalho nesta sexta-feira, 18.


O resultado desses exames não tem prazo para ser divulgado. “Como há grande acúmulo de amostras para serem examinados, estamos dando preferência para óbitos e pacientes internados em estado grave”, explicou ela. O que não é o caso dos suspeitos de Itapagipe.

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item