MG tem 3,3 mil vagas abertas em instituições federais

Das 5.176 cadeiras ofertadas pelas escolas que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e usaram a nota do Exame Nacional de Ensino M...

Das 5.176 cadeiras ofertadas pelas escolas que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e usaram a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), 63% não foram preenchidas na primeira rodada de matrículas. A segunda rodada começou na segunda-feira e termina sábado. Em todo o país, sobraram 29.240 dos 47 mil lugares disponíveis nas 51 instituições participantes do Sisu. O Ministério da Educação (MEC) espera preencher 80% delas nessa segunda etapa.

Com o resultado, Minas é o terceiro estado com mais vagas não preenchidas pelo Sisu. Os candidatos apontam as confusões do Enem como um dos motivos para o desinteresse pelo novo sistema de ingresso no ensino superior. O exame foi fraudado, remarcado, abandonado por várias universidades e teve índice de desistência de quase 40% dos candidatos. O MEC também divulgou gabaritos errados e apresentou uma complexa fórmula matemática para o cálculo dos resultados.

O MEC, por meio da assessoria de imprensa, informou que a sobra de vagas não foi nenhuma surpresa para o ministério, uma vez que outras universidades federais, que não aderiram ao Sisu, divulgaram o seu resultado, o que pode ter atraído os estudantes. Na segunda etapa, para qual esperam que 80% das 29 mil vagas ofertadas sejam preenchidas, a expectativa do MEC é de que a disputa, enfim, se torne acirrada, sendo uma média de 20 candidatos para uma única vaga.

Uai.com
Postado em 18/02/10

Related

Educação 2008138957262274105

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item