Polícia flagra garimpo ilegal e autua 33 pessoas

A Polícia Ambiental de Rio Preto apreendeu na terça-feira sete dragas de garimpo e flagrou 33 garimpeiros pela prática ilegal de extração de...

A Polícia Ambiental de Rio Preto apreendeu na terça-feira sete dragas de garimpo e flagrou 33 garimpeiros pela prática ilegal de extração de pedras preciosas no rio Grande, em Paulo de Faria. Para exercer a atividade, é preciso ter licença do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O prejuízo para os proprietários das embarcações é de, pelo menos, R$ 70 mil.

Por ser crime de menor potencial ofensivo, a pena é de detenção, que varia de seis meses a um ano. Nenhum dos garimpeiros foi detido. A infração também não prevê multa. O único órgão competente para multar é o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que não esteve presente na operação.

Além das dragas, foram apreendidos sete motores movidos a diesel, quatro embarcações e quatro motores de popa. Um homem foi preso em cumprimento de mandados judiciais, de um total de sete. Com os garimpeiros, foram encontrados dois diamantes, avaliados em R$ 100 cada.

A operação começou por volta da 1h e terminou às 12h. De acordo com o tenente Alessandro Daleck Moreira, o monitoramento na área teve início na semana passada, quando foi constatado o trabalho noturno dos garimpeiros. “Eles estavam tentando driblar a fiscalização da polícia. O setor de inteligência da polícia fez o monitoramento e constatou a irregularidade.”
Balsas

Eles serão denunciados ao Ministério Público por exercerem atividade ilegal. As balsas estavam distantes um quilômetro uma da outra, a cem metros da prainha de Paulo de Faria. Esta é a terceira operação naquela região. A primeira foi realizada em 2008. Em março deste ano, 15 dragas e 15 motores diesel foram apreendidos; 40 garimpeiros foram autuados. A operação de terça-feira contou com 27 policiais da Ambiental de Rio Preto.

Publicado em:15/04/10
Diarioweb

Related

Região 2112095135439678715

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item