Jovens envolvidos em latrocínio ficarão presos

Os três menores envolvidos no crime de roubo seguido de morte contra o aposentado Vicente Faustino Neto, 77 anos, ocorrido na última quarta-...

Os três menores envolvidos no crime de roubo seguido de morte contra o aposentado Vicente Faustino Neto, 77 anos, ocorrido na última quarta-feira (21) em Itapagipe, não serão liberados antes da conclusão do processo. Quem afirma é o promotor da Comarca de Itapagipe, Leonardo de Faria Gignon, que responde pela Vara da Criança e Juventude.

Leonardo já providenciou pedido de internação provisória para os três adolescentes em uma instituição sócio-educativa. Esta internação, a princípio, é pelo período de 45 dias. Prazo o qual o promotor acredita que o processo será concluído e a pena de todos os envolvidos definida.

O delegado Valter André Bíscaro Salviano tem até esta sexta-feira, 30/04, para concluir o inquérito. O laudo do IML deve sair neste intervalo. A partir daí o material produzido pela polícia será encaminhado ao Fórum para o início do processo criminal.

Como foi

Segundo com o que já foi incluído no inquérito, ao menos quatro pessoas – dois adolescentes de 17 anos, um de 16 e a mãe de um deles, de idade não divulgada – estariam envolvidos. Os menores confessaram participação; a mulher nega. Todos estão presos.

De acordo com um dos jovens, que reside em Campina Verde e veio para Itapagipe um dia antes do crime, foi a mulher quem o avisou que o idoso tinha dinheiro em casa. Ele então armou o roubo com a ajuda dos comparsas.

Segundo declararam em seus depoimentos, o menor de Campina Verde, que completa 18 anos nesta semana, entrou na casa pelo telhado por volta das 19 horas da quarta-feira, 21/04. O idoso dormia. Do lado de fora, os outros dois menores ficaram na rua vigiando.

Perguntado sobre por que matou a vítima, ele não soube responder. Teria dito apenas que foram “cinco minutos de bobeira”. Os adolescentes presos apontam a participação de outro jovem, este maior de idade, que chegou a ser detido, mas foi liberado por falta de provas. Ele apresentou um álibi: estava em Frutal na hora do fato.

Para o delegado, pelo menos mais duas pessoas, além das quatro já presas, teriam participado do crime. O caso começou a ser desvendado logo após o corpo da vítima ser descoberto, pouco depois das 9h da manhã do dia 22.

O autor do golpe de podão que matou o idoso, o menor de Campina Verde, foi capturado na rodoviária de Frutal, tentando fugir. Os demais estavam em Itapagipe mesmo. Nem tentaram se esconder.

Possíveis penas

A pena para o crime de latrocínio varia de 20 a 30 anos de prisão. Mas ela só é aplicada para maiores de idade. No caso de menores, as medidas são outras. Pela lei brasileira, eles podem sofrer advertência, terem que prestar serviços comunitários ou serem internados em uma instituição sócio-educativa por, no máximo, três anos.

Publicado em:27/04/10
Cassiano Ricardo / Inoticia

Related

Cidade 2418776904530065938

Postar um comentário

Follow Us

Hot in week

Recent

Comments

Side Ads

Text Widget

Connect Us

item